cursos e oficinas

Visite a galeria virtual click da kombi

O Projeto Porta A Dentro – A fotografia em tempos de pandemia”, contemplado no Edital Emergencial de Auxílio à Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, surgiu de uma necessidade pessoal, como fotografo de rua e foto documentarista. A pandemia e o isolamento social me deixaram um tanto sem chão. Meu trabalho sempre foi andando pela cidade, captando as nuances e particularidades das ruas, registrando a historia e antropologia visual de bairros, praças e outros rincões da cidade. Foi um desafio para eu enxergar o que o micro universo do meu pátio e os detalhes da casa tinha pra me contar: deparei-me com a sutileza de minha própria história.

A proposta foi para que as pessoas participassem desta exposição coletiva e que cada um fizesse o exercício de voltar o olhar para o seu micro universo e através de imagens conseguissem expressar seus sentimentos.

Quero agradecer a todos os participantes. Foram mais de 100 fotografias enviadas de vários lugares do Brasil, que vão desde poéticos e singelos registros de rotinas domesticas a olhares aguçados ao micro universo de jardins ou fortes construções de imagens para expressar sentimentos. Foi uma seleção muito difícil. Optamos por escolher duas fotos de cada participante e mesmo assim havia trabalhos que não poderiam ficar de fora, então, fizemos uma seleção extra de fotografias bônus na Exposição.

Sejam bem vindos, rolem o cursor, visitem suas casas e tantas outras neste pequeno grande universo do nosso novo normal, o espaço virtual. "Jorge Aguiar - Fotógrafo e Curador"

WORKSHOP FOTÓGRAFOS COMUNITÁRIOS

VAMÃO - CACHOEIRINHA - GUAIBA

Guaíba

Dia: 27/05/21

Primeira turma: 09h e às 12h

Segunda Turma: 14h às 17h

Local: Museu Carlos Nobre - Av. Sete de Setembro, 460 Centro, Guaíba - Telefone: (51) 3480-7051

Cachoeirinha

Dia: 12/06/21

Primeira turma: 09h e às 12h

Segunda Turma: 14h às 17h Local: Instituto Cultural e Social Ágora Rua Anita Garibaldi, 185 - Vila Márcia Parada 48 - Whats (51)99116.9040

Viamão

Dia: 18/06/21

Primeira Turma: 9h e às 12h

Segunda Turma: 13h30 às 16h30

Local: Avenida Dom Bosco, 424, Jardim Krahe- Rua ao lado do Maxxi Atacado Telefone (51)34359900

Guaíba - Segunda edição

Dia: 20/06/21

Primeira turma: 09h e às 12h

Segunda Turma: 14h às 17h

Local: Rua Dr montaury 289

INSCRIÇÕES ENCERRADAS:

Em breve novos projetos.

Fiquem ligados nas nossas redes sociais!

WORKSHOP FOTÓGRAFOS COMUNITÁRIOS

Jorge Aguiar, um dos maiores fotógrafos do Rio grande do Sul, ministra gratuitamente, WorkShop de fotografia voltado para jovens a partir de 08 anos, sem limite máximo de idade. O objetivo é a capacitação dos participantes para a criação e o exercício de uma profissão, resgatando a auto estima, proporcionando acesso à cultura e a arte de fotografar. Promovendo ações de expressão, com base em valores humanos como: a solidariedade e a cooperação, dentro da economia solidária de geração e renda.

Projeto premiado no edital Criação e Formação Diversidade das Culturas - Fundação Marco Polo – realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº14.017/220. Jorge ministra o Workshop Fotógrafos Comunitários há mais de 25 anos. As aulas são expositivas/dialogadas, temporal e de formação continuada, com exercícios de criatividade em pequenos grupos e vivências fotográficas para aplicação da teoria no ato de fotografar.

Metodologia

Iniciar os estudos com aulas teóricas e práticas de fotografia com a técnica pinhole (que usa uma lata como suporte, através de um buraquinho de agulha com técnicas de refração e difração da luz).

- História da fotografia

- Técnicas de preparação e captação de imagens

-Técnicas de laboratório fotográfico analógico em preto e branco

- Processos químicos como revelação e fixação da imagem em papel fotográfico (dentro da Kombi ) laboratório itinerante;

- Mobgrafia (a fotografia a partir de aparelhos celulares e tablet’s )

Vagas: Serão duas turmas em cada cidade com 40 vagas no total.

Distribuição da carga horária: 3 horas/aula cada oficina Turma manhã: 9h às 12h

Turma tarde: 14 as 17h.

Após a oficina faremos uma exposição com os registros feitos pelos alunos nas dependências da instituição escolhida.

Informações: clickdakombi@gmail.com ou www.clickdakombi.com.br ou redes sociais do Click da Kombi e do fotógrafo Jorge Aguiar.

No primeiro dia de aula o aluno (a) deverá entregar, ficha de inscrição e autorização uso de imagem, assinada pelo seu representante legal (para o caso de menor de idade).

Equipe de profissionais: Ministrante: Foto jornalista Jorge Aguiar; Fotógrafa Auxiliar: Ana Marisa Skavinsk; Fotógrafo auxiliar e Monitor: Alisson Fernandes De Aguiar; Produtora: Isabel Meireles.

Oficina Photo da lata (gratuita) online

Aberta as inscrições, para a Oficina Photo da Lata e o Buraco da Agulha que será ministrada pelo fotógrafo Jorge Aguiar. A Oficina está dividida em cinco módulos e direcionadas ao público infanto-juvenil e adulto com inicio marcado para dia 28/09 ás 17h. Essa ação educativa foi contemplada no edital FAC DIGITAL em parceria com a FEEVALE e estará disponível no YouTube do Click da Kombi com links disponíveis para acessos pelo Facebook, instagram e no site www.clickdakombi.com.br , sendo inédita no formato digital. Com o objetivo de ensinar a reproduzir imagens sem câmeras fotográficas, através do método pinhole, onde a luz entra pelo furo de uma agulha sendo projetada em uma parede ou gravada em papel fotosensível. O aluno aprenderá a fazer uma câmera obscura de forma artesanal, o que facilitará a compreensão dos princípios elementares da ótica, como refração e difração da luz. Apresentaremos também aulas teóricas de como montar e trabalhar em um laboratório fotográfico analógico em preto e branco e a aprendizagem da arte de fotografar.

Facebook: @RS.sedac, @feevale e @feevaletechpark;

Twitter: @RS.sedac e @Feevale;Instagram: @sedac_rs, @feevale e @feevaletechpark;

Site: www.cultura.rs.gov.br; www.feevale.br; www.feevaletechpark.com.br

Youtube: youtube.com/feevale ; https://bit.ly/2X8ytRU

Inscrições encerram-se ao 12h do dia 28/09. Preencha o formulário no link abaixo e aguarde que te enviaremos um lembrete do início da oficina: https://forms.gle/6H6wjFCS4eCLRakUA

No dia da oficina, você estará recebendo gratuitamente no seu email o manual da Oficina Photo da Lata e o Buraco da Agulha em arquivo digital.


Fique ligado!!

Em breve maiores detalhes.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e poder participar de todas as oficinas.


OFICINA DE MOBGRAFIA

A Livraria Cultura convida Jorge Aguiar, um dos mais importantes fotógrafos sociais do Brasil para compôr a programação da Feira Criativa que marca o relançamento do Programa + Leitores.

Serão somente 20 vagas para cada dia de oficina e a participação será exclusivamente mediante inscrições pelo e-mail: ariane.laubin@livrariacultura.com.br

Programação:

Dias 7 e 8 de fevereiro

Das 10:00 às 12:00 - Bate-papo sobre fotografia, mobigrafia e photo na lata.

12:00 - Intervalo

Das 13:00 às 16:00 - Oficina de mobigrafia com prática e vivência sob orientação do fotógrafo Jorge Aguiar.

Depois da oficina, cada participante fará um cópia impressa de uma de suas fotos, que será usada para um varal fotográfico, onde ficará exposto dentro da Livraria Cultura para visitação pública.

Local: Livraria Cultura Porto Alegre

Rua Túlio Rose, nº80 - 2º piso - Loja 302 - Teatro Eva Herz - Shopping Bourbon Country

O evento é gratuito.

Adote uma escola pública

O Projeto Adote uma escola pública, oferece oportunidades para instituições de ensino particular, apadrinhar um colégio da rede pública para que estes estudantes tenham a oportunidade de ter o conhecimento da arte da fotografia.

Nossa ideia surgiu pela necessidade de gerar recursos financeiros para sustentação do Projeto Click da Kombi. Para mantermos funcionando a escola de fotografia itinerante, precisamos de apoio contínuo. Dessa forma estaremos gerando recursos para podermos levar a diante nosso projeto também dentro das escolas públicas.

Estamos oferecendo a oportunidade dos colégios particulares contratarem uma oficina de fotografia para seus alunos e como recompensa poderá escolher um colégio da rede pública para ser o contemplado com uma oficina de fotografia.

Após o colégio particular contratar uma oficina, o mesmo indica um colégio público para o apadrinhamento. Quanto mais oficinas contratadas pela rede particular, mais colégios públicos e mais crianças em situação de vulnerabilidade terão a oportunidade de adquirir conhecimento e perceber que existem pessoas se preocupando para que elas tenham um futuro com mais oportunidades.

Queremos construir laços afetivos entre instituições de ensino através deste projeto inédito em toda região, além do objetivo de proporcionar as crianças e adolescentes da rede pública melhor integração na sociedade por meio do apadrinhamento de inclusão profissional e conhecimento das diferentes técnicas usadas na fotografia, foto pinhole e mobgrafia.

Idade recomendada a partir de 07 anos em diante. Especial para clubinhos de física e ou atividades extra classe turno inverso!

Solicite maiores esclarecimentos e valores do investimento pelo email: clickdakombi@gmail.com

Oficina de foto de rua

15/09/2019 - Das 10h ás 17h

  • O que é fotografia de rua?

  • Como captar a espontaneidade do dia a dia

  • Desafios da fotografia de rua

  • Dicas para fazer fotografias de rua

  • Cuidados na fotografia de rua

  • Dicas de Câmeras e lentes adequadas

  • Dicas de como abordar pessoas para que se deixem fotografar

  • Dicas para fotos em movimento

*Somente pagamento antecipado garantirá sua vaga!

Aceitamos cartão de crédito e débito!

  • Saída no Centro de Porto Alegre ás 10h

Início da oficina começa com dinâmicas e explicações do que é uma saída fotográfica.

  • Retorno para Porto Alegre ás 17h

*Sugestão: Calçados e Roupas simples e confortáveis.

Criaremos um grupo no whats com os participantes para informações sobre o local de encontro.

Interessados fazer contato pelo email: clickdakombi@gmail.com ou isabelmeireles@gmail.com

Maiores informações: Whats (51) 998265669


Oficina de Pinhole em Alvorada

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Aconteceu a oficina de Pinhole em Alvorada e foi realizada pelo Click da Kombi - Projeto Photo da Lata.

"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido". Rubens Alves